Termos de Referência das III Jornadas Científicas do ISUTC

  1. 1.               INTRODUÇÃO

As Jornadas Científicas (JC) constituem actividades desenvolvidas, anualmente, pelo pelo Instituto Superior de Transportes e Comunicações (ISUTC), no âmbito da realização e divulgação de investigação científica realizada pela comunidade académica do ISUTC, bem como por outras instituições nacionais de ensino e investigação.  As JCs consistem na apresentação de trabalhos científicos, sob a forma de comunicações orais e exposições orientadas parta os seguintes objectivos::

  1. Promover e divulgar resultados de pesquisas nas áreas da Ciência, Engenharia e Gestão e outras relacionadas com o interesse do ISUTC, pelos estudantes, docentes e investigadores com destaque para os trabalhos que abordam temas actuais em Moçambique e no mundo no que se refere à ciência, engenharia, gestão, tecnologia, educação e desenvolvimento sustentável
  2. Promover e incentivar a cultura de produção e divulgação de trabalhos científicos entre os estudantes e outros participantes das Jornadas Científicas;
  3. Promover uma academia mais inclusiva, incentivando a participação mais activa de mulheres na investigação em ciência e engenharia e nas questões relativas ao género; e
  1. Valorizar  a  investigação  e  inovação  científicas  como  práticas  para  a resolução de problemas da sociedade moçambicana e em geral.

As II Jornadas Científicas do ISUTC decorrerão sob o lema Promovendo o Desenvolvimento Sustentável através da Inovação em Tecnologia e Gestão.

  • DATA E LOCAL DO EVENTO

O evento será realizado nas instalações do ISUTC, localizadas no prolongamento da avenida Kim Il Sung, no dia 11 de Setembro de 2025, das 08:00 às 17:00..

  • ÁREAS TEMÁTICAS

Apesar de existir um lema específico para as jornadas, o evento está aberto a diversas áreas temáticas das Ciências, Engenharia e Gestão tais como:

  • Engenharia Civil;
  • Engenharia Informática;
  • Engenharia Electrónica;
  • Engenharia Eléctrica e Electrotécnica;
  • Engenharia Mecânica;
  • Engenharia Electromecânica;
  • Engenharia Ferroviária;
  • Engenharia Ambiental;
  • Engenharia e Ciência de Computadores;
  • Transportes
  • Comunicações
  • Ciências Básicas (Matemática, Estatísitica, Física e Química)
  • Gestão Bancária e Seguros;
  • Gestão e Finanças;
  • Contabilidade e Auditoria;
  • Género e Desenvolvimento.
  • 4.              PÚBLICO-ALVO

As jornadas estão abertas aos estudantes, docentes, investigadores e profissionais do ISUTC e de outras instituições de ensino superior e técnico-profissional.

A participação é condicionada à inscrição, gratuita, que decorrerá até o dia 29 de Agosto de 2025, através do preenchimento do formulário disponível no link: https://forms.gle/yzQ2coiYtmkvK8vFA

Os interessados em apresentar trabalhos nas jornadas deverão submeter os resumos dos seus trabalhos, em formato digital,

Os resumos dos trabalhos a serem apresentados nas jornadas deverão ser submetidos à Comissão Científica das Jornadas até o dia 15 de Agosto de 2025, em formato electrónico, para o endereço: jornadas.cientificas@isutc.ac.mz.

Importante: Para o caso de estudantes, os trabalhos submetidos devem estar sob a supervisão de um docente ou investigador, sendo ele (docente ou investigador) co-autor do mesmo.

A divulgação dos trabalhos seleccionados será feita até o dia 22 de Agosto de 2025.

Havendo a necessidade de consulta para o esclarecimento de dúvidas, os interessados deverão entrar em contacto através do e-mail jornadas.cientificas@isutc.ac.mz. Em casos excepcionais, poderá ser usado o seguinte contacto telefónico +258 87 428 93 94 (Coordenador da Comissão Científica).

  1. 1.    

Os resumos devem ser escritos em português e conter as informações seguintes

  • Título

Deve ter no máximo 18 palavras introduzidas no ambiente do “modelo”, sem alterar o seu formato.

Não deverá incluir títulos ou graus académicos. Deve-se colocar um asterisco em superscrito no nome do autor que irá apresentar o trabalho, caso seja aceite; E ainda, na descrição do superscrito, deve-se indicar o contacto (número de telefone e e-mail) do autor que irá apresentar o trabalho, bem como especificar a forma de apresentação pretendida (comunicação oral ou poster), bem como a área temática em que o resumo se enquadra dentro das diversas áreas das jornadas. Encontre o modelo do resumo no link abaixo:

Note que a comissão científica poderá sugerir uma forma de apresentação diferente da indicada pelo(s) autor(es) do trabalho no acto da submissão.

O resumo deve ser um texto corrido, contendo entre 100 e 350 palavras. Deve incluir informações relacionadas à descrição clara e resumida do problema e os objectivos (contextualização); dados usados e sua forma de análise/tratamento) (material e métodos); o(s) resultado(s) e conclusões mais importante(s) do trabalho.

Palavras-chave: O resumo deve incluir 3 a 5 palavras-chave.

As comunicações orais serão feitas no modelo padrão de slides que o ISUTC irá disponibilizar.

A apresentação deverá ser feita por um dos autores e terá a duração máxima de 10 minutos e mais 5 minutos para discussão.

  • 4.2.2.      Posters
  • Os posters deverão ser apresentados em formato físico;
  • A impressão dos posters é da responsabilidade dos investigadores.

Os trabalhos submetidos para as II jornadas científicas serão sujeitos à avaliação e selecção pela Comissão Científica das Jornadas, cabendo a esta comissão informar os proponentes por e-mail ou outra via de comunicação, sobre a aceitação ou não dos seus trabalhos, até ao dia 29 de Agosto de 2025. A avaliação e a selecção será feita tendo em consideração os seguintes aspectos:

  • Relevância e inovação: avaliar a importância do trabalho na área específica, incluindo a actualidade e novidade;
  • Aplicabilidade: avaliar o grau e a extensão dos benefícios que podem ser alcançados com os resultados da pesquisa, sua aplicabilidade e escalabilidade;
  • Rigor científico: avaliar a utilização correcta de metodologia, amostragem, análise e adequação das conclusões;
  • Clareza na abordagem da matéria: avaliar a pertinência, transparência e compreensão do tema;
  • Escrita académica: avaliar a qualidade da redacção.
  • 6.      SELECÇÃO DOS MELHORES TRABALHOS

Os trabalhos de estudantes serão classificados para efeitos de atribuição de mérito, tendo em conta o seu enquadramento nos objectivos das jornadas e a observância dos critérios indicados acima.

A avaliação dos trabalhos será feita pela Comissão Científica das Jornadas, e incluirá as seguintes categorias:

  • Melhor conteúdo científico;
  • Melhor apresentação oral; e
  • Melhor trabalho Mulher-Investigadora.
  • DATAS IMPORTANTES
ActividadeData
Submissão de resumosaté 15 de Agosto de 2024
Divulgação dos trabalhos aceitesaté 22 de Agosto de 2024
Inscriçõesaté 29 de Agosto de 2024
Realização das Jornadas Científicas11 de Setembro de 2024

Responsáveis

NomeFunção
Alberto J. BiéInvestigação e Extensão
Danifo ChutumiaCiências Básicas
Rabeca CunaGestão e Finanças
Alberto DanielCiências Básicas
Edvaldo Mahesh Tecnologias de Informação e Comunicação
Rossana MalendaGabinete PFCs
Arlindo MondlaneTecnologia Electrónica e Electrotécnica
Epifânio MulaTecnologias Mecânicas
Nordino MuaievelaTecnologias de Construção
Amuza SandeTecnologias de Construção

Responsáveis

NomeFunção/Departamento
Alberto J. BiéCiências Básicas
António MonjaneTecnologias de Construção
Timóteo DulamoGestão e Finanças
Daniela AugustoTecnologias de Construção
Marta Macufa Ciências Básicas
Danifo ChutumiaCiências Básicas
Isac IlalCiências Básicas
José FontTecnologias de Construção
Rafael MpfumoTecnologias de Informação e Comunicação
Helton GeneralTecnologias de Informação e Comunicação
Rita ManhiçaTecnologias de Construção
Cláudio CossaTecnologia Electrónica e Electrotécnica
Énio BucuaneTecnologias Mecânicas
Luis OlumeneGabinete PFCs

Responsáveis

NomeFunção/Departamento
Joana TavaresCoordenadora
Francisca ChachaDirecção de Comunicação e Marketing
Márcia UetelaDirecção de Comunicação e Marketing
Helton TameleDirecção de Comunicação e Marketing

Responsáveis

NomeFunção/Departamento
Agliana S. MachaieieCoordenadora
Hélio CalaTécnico de Informática
Admiro CumbaneTécnico de Informática
Dinis OliveiraTécnico de Informática

Responsáveis

NomeFunção/Departamento
Felia OmuidaGabinete PFCs
Lídia TembeServiços Operacionais