Inovação em Tecnologia e Gestão

Termos de Refrência das Jornadas Científicas do ISUTC

As Jornadas Científicas constituem actividades desenvolvidas pelo ISUTC no âmbito da realização de eventos científicos, consistindo na apresentação de artigos científicos, sob a forma de comunicações e exposições orientada parta os seguinte objectivos:

• Promover e divulgar resultados de pesquisas nas áreas da Ciência, engenharia e gestão e outras relacionadas com o interesse do ISUTC, pelos estudantes, docentes e investigadores com destaque para os trabalhos que abordam temas atuais em Moçambique e no mundo no que refere a ciência, engenharia, gestão, tecnologia, educação, e desenvolvimento sustentável;
  • Promover e incentivar a cultura de produção de trabalhos científicos no seio de estudantes e outros participantes das Jornadas Científicas;

(iII)   Incentivar a participação do género feminino na investigação em ciência e engenharia rumo ao seu empoderamento; e

(Iv)  Valorizar  a  investigação  e  inovação  científicas  como  práticas  para  a resolução de problemas da sociedade moçambicana e em geral.

Para as Jornadas Cieníficas de 2023, com o lema “Inovação em Tecnologia e Gestão”, serão realizadas no dia 9 (5ª feira) de Novembro, no ISUTC, no período da manhã.

Nestas Jornadas Científicas irão participar estudantes de cursos de Licenciatura e de Mestrado, bem como investigadores, docentes e outros profissionais.

Eixos Temáticos

Sem prejuízo de outros temas que possam ser julgados relevantes e ligados aos ramos de actividade do ISUTC, são considerados os seguintes temas para as Jornadas Científicas:

• Pavimentação de Vias de Comunicação;
  • Mercado de Capitais e o Funcionamento de Empresas;
  • Estudo das Estratégias e o Comportamento das Organizações;
  • Gestão de Recursos Humanos e Materiais; e
  • Contabilidade e Economias Financeiras.

Critérios de Participação

Nestas Jornadas Científicas, podem participar estudantes, docentes, investigadores e profissionais de outras instituições, para apresentarem as suas comunicações.

Os interessados deverão submeter os seus trabalhos científicos em formato eletrónico, usando o ”template word”que poderão baixar do ”website”da Revista Científica ISU RESEARCH, com o seguinte endereço electrónico https://www.isutc.ac.mz/?p=10164, sem alterar o formato. Havendo a necessidade de consulta, deverá usar os contactos +258 82 456 3700 ou endereço electrónico   e_mail:ganela@isutc.ac.mz.

Estrutura do Artigo Científico

Os artigos devem ser escritos em português e conter:

• Título;
  • Resumo (100 a 300) palavras;
  • Palavras-chave (3 a 5);
  • Nome (s) do (s) autor (es);
  • Contextualização; (f)  Objectivos;
  • Metodologia  e  Métodos;
  • Resultados obtidos ou esperados; e
  • Conclusões finais.

Considerando a estrutura apresentada, descrevemos em detalhe cada um dos itens, sendo:

Título

O título deve ter no máximo 18 palavras introduzidas no ambiente do ”template”, sem alterar o seu formato.

Resumo

O resumo deve conter o ”background”da pesquisa, descrevendo a contextualização, objectivo, metodologia e métodos, resultados e conclusão na forma de texto corrido, com um mínimo de 100 e máximo de 300 palavras incluindo caracteres.

Inclua 3 a 5 palavras-chave.

Nome(s) do(s) autor(es) do artigo

Para o caso de estudantes, todos os trabalhos devem ser supervisionados por um docente e/ou investigador. O docente e/ou investigador e autor do referido trabalho, com um limite de 2 a 3 estudantes e 1 a 2 supervisores. Deve constar o endereço electrónico do autor, com afiliação do ISUTC.

Contextualização

No artigo deve-se descrever claramente o problema e os objectivos, incluindo aspectos da literatura, que mostrem a releância científica do problema.

Objectivos

No artigo deve-se apresentar os objectivos, quer gerais ou específicos na forma de texto corrido.

Metodologia / Métodos

Deve-se descrever claramente a forma como o trabalho científico foi realizado, procedimentos usados para recolha de informação / dados e sua análise e tratamento.

Resultados

Descrever os resultados importantes do trabalho de investigação, na forma qualitativa ou quantitativa incluindo tabelas e gráficos.

Conclusões Finais

Neste espaço apresentam-se as principais conclusões que devem reflectir de forma clara e sem especulações dos objectivos da pesquisa e sendo possível, mostrar aplicabilidade prática dos mesmos.

Processo de Selecção e Avaliação

Este processo será levado a cabo pela Comissão Científica das Jornadas Científicas, cabendo a esta comissão informar os proponentes por e-mail ou outra via de comunicação, sobre a aceitção ou não aceitção, atée ao dia 30 de Outubro de 2023.

Neste processo, consideram-se como principais indicadores de seleção e aceitção os seguintes pontos:

• Relevância do Artigo;
  • Sugestividade; e
  • Clareza na abordagem da matéria.

Estes indicadores não excluem o uso de outros critérios de avaliação, ajudando a Comissão Científica na tomada de decisão para aceitação ou não.

Publicação dos Artigos e seus Resumos

Alguns dos artigos selecionados para apresentação oral serão publicados na Revista Científica ISU RESEARCH, sendo os restantes resumos publicados no caderno de resumos que serã distribuído durante as Jornadas Científicas.

Datas Importantes

As datas mais importantes para estas Jornadas, estão divulgadas na tabela adiante.

ActividadeData
Divulgação das Jornadas Científicas
Submissão de Artigos
Divulgação de Artigos Selecionados Realização das Jornadas Científicas
2 de Outubro de 2023
2 a 20 de Outubro de 2023
20 a 25 de Outubro de 2023
2 de Novembro de 2023

Composição das Comissões

Para as Jornadas Científicas do presente ano lectivo foram constituídas as seguintes comissões de trabalho, envolvendo colaboradores do ISUTC / TRANSCOM.

Comissão  Organizadora

Mário Forjaz Secca
Gervásio J. Anela
Rabeca Cuna