SheLeads Mozambique: Empowering STEM and Careers  é uma iniciativa que visa empoderar meninas e mulheres nas áreas das ciências exactas, engenharias, gestão e tecnologia

Falar de questões de género na academia é extremamente importante num momento em que a nível mundial, a desigualdade de género é o maior desafio que enfrentamos em matéria de direitos humanos. Em todo o mundo, a situação das mulheres é pior do que a dos homens pelo simples facto de serem mulheres, apesar destas serem a maior parte da população mundial. E só este dado numérico demonstra que há um enorme potencial nelas, que se apoiadas e incentivadas têm muito a dar ao mundo.

Embora tenhamos assistido a um enorme progresso nos direitos das mulheres ao longo das últimas décadas, como a abolição de leis discriminatórias e o aumento do número de raparigas que frequentam a escola, essas conquistas são constantemente ameaçadas. As mulheres continuam a ser excluídas das posições de topo e ainda enfrentam assédio, ameaças e abusos dos mais diversos tipos. A disparidade salarial entre os homens e as mulheres é apenas um sintoma da diferença de poder entre géneros.