O ISUTC foi instituído pela Transcom, SA.
A sua criação foi aprovada pelo Decreto Nº 32/99, de 1 de Junho de 1999, e a autorização de entrada em funcionamento foi objecto da Resolução do CM Nº 33/99, de 1 de Novembro de 1999.
Iniciou com as Licenciaturas no ano lectivo 2000-01, precedido de um Semestre Zero no início de 2000.
Em 2000 iniciaram as Licenciaturas em Engª Informática e de Telecomunicações – LEIT e em Gestão e Finanças – LGF.
Em 2001 iniciou a Licenciatura em Engª Civil e de Transportes – LECT, em 2006 a de Engª Mecânica e de Transportes – LEMT e, em 2011 a Licenciatura em Contabilidade e Auditoria – LCA.
Em 2009 iniciou com os Mestrados em Engª de Redes e Sistemas de Comunicação – MERSC, Mestrado em Vias de Comunicação e Transportes – MEVCT e o Mestrado em Avaliação e Gestão do Impacto Ambiental – MEGAM.
Ainda em 2009 iniciou a Pós-Graduação em Gestão nas Empresas de Telecomunicações – GESTEL seguindo-se em 2012 a Especialização em Engenharia Ferroviária – CEEF e em 2013 iniciou a Licenciatura em Engenharia Ferroviária.
Missão
… O ISUTC é o centro de criação e difusão da ciência, da cultura e da tecnologia, exercidas nos domínios do ensino, da investigação e da transferência e valorização do conhecimento, em harmonia com os desígnios da identidade nacional e do desenvolvimento da comunidade nacional e internacional.”
….O instituto outorga o primado ao saber, à investigação e à cultura, numa perspectiva de respeito e promoção da pessoa humana e da comunidade.
Visão
“….O ISUTC privilegia, na sua acção, a intervenção nas áreas de conhecimento ligadas aos transportes e às comunicações, os domínios das engenharias e das tecnologias, da gestão, economia e das ciências sociais, bem assim como a sua aplicação às áreas dos transportes, das comunicações e das infra-estruturas fundamentais para o desenvolvimento económico, humano e social de Moçambique”
De acordo com os seus estatutos, o ISUTC promove:
Valores Instituição