O ISUTC foi instituído pela Transcom, SA.

A sua criação foi aprovada pelo Decreto Nº 32/99, de 1 de Junho de 1999, e a autorização de entrada em funcionamento foi objecto da Resolução do CM Nº 33/99, de 1 de Novembro de 1999.

Iniciou com as Licenciaturas no ano lectivo 2000-01, precedido de um Semestre Zero no início de 2000.

Em 2000 iniciaram as Licenciaturas em Engª Informática e de Telecomunicações – LEIT e em Gestão e Finanças – LGF.

Em 2001 iniciou a Licenciatura em Engª Civil e de Transportes – LECT, em 2006 a de Engª Mecânica e de Transportes – LEMT e, em 2011 a Licenciatura em Contabilidade e Auditoria – LCA.

Em 2009 iniciou com os Mestrados em Engª de Redes e Sistemas de Comunicação – MERSC, Mestrado em Vias de Comunicação e Transportes – MEVCT e o Mestrado em Avaliação e Gestão do Impacto Ambiental – MEGAM.

Ainda em 2009 iniciou a Pós-Graduação em Gestão nas Empresas de Telecomunicações – GESTEL seguindo-se em 2012 a Especialização em Engenharia Ferroviária – CEEF e em 2013 iniciou a Licenciatura em Engenharia Ferroviária.

Missão
 … O ISUTC é o centro de criação e difusão da ciência, da cultura e da tecnologia, exercidas nos domínios do ensino, da investigação e da transferência e valorização do conhecimento, em harmonia com os desígnios da identidade nacional e do desenvolvimento da comunidade nacional e internacional.”

….O instituto outorga o primado ao saber, à investigação e à cultura, numa perspectiva de respeito e promoção da pessoa humana e da comunidade.

Visão

“….O ISUTC privilegia, na sua acção, a intervenção nas áreas de conhecimento ligadas aos transportes e às comunicações, os domínios das engenharias e das tecnologias, da gestão, economia e das ciências sociais, bem assim como a sua aplicação às áreas dos transportes, das comunicações e das infra-estruturas fundamentais para o desenvolvimento económico, humano e social de Moçambique

De acordo com os seus estatutos, o ISUTC promove:

• A formação de técnicos e cientistas ao nível da graduação e pós-graduação nas áreas da sua vocação, concedendo os graus de Licenciado e Mestre (…)
  • A investigação científica, com vista ao desenvolvimento tecnológico, social e cultural, incidindo principalmente na resolução de problemas relevantes para a sociedade moçambicana (…)
  • A ligação estreita à actividade económica, organizacional e social, através da prestação de serviços de elevada qualidade científica e tecnológica (…)
  • O intercâmbio científico, tecnológico e cultural com instituições nacionais e estrangeiras designadamente através da integração em redes de cooperação multilateral incluindo a concessão de graus em regime de parceria (…)
  • O desenvolvimento da sua capacidade científica e estrutura orgânica de modo a ascender à classe A das instituições de ensino superior (…)

Valores Instituição

• Firme Compromisso Com os Nossos Alunos e Formandos