ISUTC graduou mais de 200 jovens com forte aposta no empoderamento feminino

O ISUTC – Instituto Superior de Transportes e Comunicações, realizou, no sábado, 14 de Outubro, em Maputo, a sua 9ª Cerimónia de Graduação que contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara.

O evento de formatura destinou-se a um total de 202 alunos que concluíram, com sucesso, os seus cursos. De realçar que 48% destes estudantes são mulheres, reflectindo a aposta e o compromisso que a instituição tem vindo a assumir com o empoderamento feminino. Uma das grandes inovações recentes do ISUTC foi mesmo a criação do Grupo de Mulheres “She Leads Mozambique: Empowering STEM & Careers”, responsável pela operacionalização da Estratégia de Género do ISUTC, promoção e empoderamento da mulher engenheira e gestora do ISUTC.

Na ocasião, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior enalteceu a consistência na qualidade do ensino oferecido pelo ISUTC, felicitando a instituiçãopela “sua visão e missão e pelos seus valores institucionais, que muito têm contribuído para a promoção no nosso país de um ensino superior de qualidade e socialmente relevante”. Daniel Nivagara vincou, ainda, “a relevância do subsistema de ensino superior na formação de quadros altamente qualificados”. “Tomamos conhecimento, com apreço, que o Plano Estratégico de Desenvolvimento Institucional do ISUTC, cujo horizonte temporal é de 10 anos, está assente em pilares que se coadunam com os propósitos gerais do Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade do Ensino Superior”, referiu também o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Para Daniel Nivagara, o ISUTC é um parceiro estratégico na formação do capital humano em Moçambique, assim como na implementação do Plano Quinquenal do Governo 2020-2024.

A qualidade de ensino praticada pelo ISUTC faz com que estes jovens estejam entre os melhores quadros no mercado de trabalho moçambicano.

No seu discurso, o professor doutor Fernando Leite, reitor do Instituto Superior de Transportes e Comunicações, destacou precisamente a forte aposta na capacitação dos jovens estudantes, realçando que a taxa de empregabilidade dos graduados daquela instituição, superior a 95%, é um testemunho da qualidade da formação que recebem. “A qualidade do ensino ministrado no ISUTC é também comprovada pela contratação de recém-graduados por empresas estrangeiras, para trabalharem fora do país”, acrescentou, adiantando que o Instituto está a finalizar uma revisão curricular que irá “criar disciplinas de opção, diversificar as actividades curriculares e intensificar a actividade laboratorial”. “Pretendemos formar graduados cada vez mais competentes do ponto de vista técnico e humano”, sustentou o mesmo responsável.

O reitor do ISUTC anunciou também que o Instituto acaba de criar uma revista científica com o objectivo de estimular a pesquisa e divulgar os respectivos resultados.

A cerimónia de graduação, sempre emotiva, teve vários momentos altos, nomeadamente a tradicional entrega de diplomas aos graduados, bem como a entrega de prémios aos melhores alunos desta 9ª edição e aos melhores alunos por curso. O ISUTC distinguiu ainda os quatro melhores docentes e atribuiu um prémio ao melhor colaborador entre o pessoal auxiliar. No evento estiveram presentes mais de 600 familiares, 200 convidados e ainda patrocinadores e parceiros do ISUTC.

O Instituto Superior de Transportes e Comunicações, instituição de ensino superior com 23 anos, foi criado pela Transcom SA, em 1999, sendo frequentado atualmente por 2.200 estudantes. Tem vindo a investir na criação de melhores condições de ensino-aprendizagem-avaliação, apostando na inovação e na tecnologia para a modernização de todo o seu processo de ensino.

Veja os melhores momentos da Graduação