Apesar da sua ainda curta existência e reduzida dimensão, o ISUTC dedica atenção, já há diversos anos, à área da ID&D.

Com o apoio inicial dos fundos (empréstimos bonificados) concedidos pelo QIF (Ministério da Educação) aos Projectos XIPEFU-1, XIPEFU-2, XIPEFU-3 e NZERU (realizados de 2003 a 2008), o ISUTC iniciou as suas duas actuais principais linhas de ID&D – nas áreas de e-Learning e de pavimentação de estradas.

A área de I&D mais antiga no ISUTC é a do e-Learning. Os trabalhos de investigação aplicada em curso permitiram ao ISUTC criar a sua própria aplicação e-Learning – a ISUPAC3 – que vem sendo utilizada, em tempo real, no processo de Ensino-Aprendizagem-Avaliação (EAA) das Licenciaturas, desde 2006. A ISUPAC3 continua em desenvolvimento pela DSI.

Mais recentemente, vêm sendo realizados estudos de investigação aplicada sobre tecnologias apropriadas na área de pavimentos de estradas. Já foram apresentados resultados, incluindo 3 modelos sucessivos de um protótipo de espalhador de lamas asfálticas, nas I Jornadas Científicas do ISUTC e num evento dos Laboratórios de Engenharia dos CPLP realizado no LEM em Maputo, em 2010.

Integram também o património de investigação do ISUTC os trabalhos conducentes às Teses de Mestrado e de Doutoramento realizados pelos docentes que, com recursos da própria escola, têm estado abrangidos, nos últimos 7 anos, na progressão da sua carreira académica, no país e no estrangeiro.

Os Projectos Finais de Curso (PFC) têm proporcionado a oportunidade, aos estudantes finalistas, de realizarem estudos que, sendo essencialmente de desenvolvimento, constituem em alguns casos trabalhos elementares de investigação aplicada, alguns dos quais foram seleccionados para apresentação nas mencionadas I Jornadas Científicas.