O evento, que se realizou no dia 4 de Abril, no Auditório de Conferências da Tmcel, contou com a presença de cerca de 300 participantes, entre alunos, docentes, colaboradores, parceiros institucionais e individualidades de áreas relevantes para o desenvolvimento de Moçambique.

Fizeram parte do painel o administrador-delegado da Transcom, Eng. Luís Almeida, que deu as boas vindas a todos, seguido o magnífico Reitor do ISUTC, Prof. Doutor Eng. Fernando Leite,  que durante o seu discurso deixou alguns conselhos aos alunos recém-chegados e encorajou os docentes com algumas recomendações; o Prof. Joaquim Manjate, docente e coordenador do mestrado em gestão de empresas do ISUTC, que iniciou a aula inaugural. Ainda nesta mesa contou-se com a presença do Exmo. Sr. Dr. Gabriel Muthisse, antigo Ministro dos Transportes e Comunicações e antigo Vice-Ministro da Agricultura e Pescas, que proferiu alguns versos do livro do professor Joaquim Manjate, livro apresentado nesta cerimónia, e ainda o director de programas de graduação, Eng. Elton Sixpence, deu como aberto o ano lectivo de 2023.

“Segurança Marítima –Desafios para os Transportes, Populações e Meio Ambiente em Moçambique” foi o tema da aula inaugural ministrada pelo Prof. Joaquim Manjate, onde despertou aos estudantes e todos presentes sobre a necessidade de se olhar com mais atenção para a segurança marítima no país.

Neste evento estiveram também presentes individualidades como o Exmo. Senhor Dr. António Costa Moura, Embaixador de Portugal; Exmo. Senhor General Lagos Lidimo, antigo Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique , Exmo. Senhor General António Hama Thai, antigo Ministro dos Combatentes, e o Exmo. Senhor Prof. Doutor Patrício José, antigo Vice Ministro da Defesa.

De salientar que a Cerimónia foi marcada pela apresentação do Livro “Geopolítica do Canal de Moçambique_Sequestro do VEGA 5”, que relata a história de um Navio de pesca moçambicano, sequestrado por piratas ao largo de Madagáscar em 2010, escrito pelo Professor Joaquim Manjate.

Durante a apresentação do livro houve a oportunidade de escutar o depoimento emotivo de dois pescadores que estavam na embarcação sequestrada pelo grupo de piratas somalis. E por fim uma sessão de autógrafos.

Clica aqui para ver mais fotos