Decorreu na passada Sexta-feira do dia 10 de Outubro de 2014, no anfiteatro (D1) da instituição, uma palestra sob o lema: Empreendedorismo e as Oportunidades em Moçambique. A palestra teve o seu início as 14:00h, tendo terminado as 16:30h. Contou com a participação massiva de estudantes, Docentes e alguns convidados, tendo como objectivo principal partilhar os conhecimentos da Whatana nesse ramo, como também abordar o conceito empreendedorismo sobre as oportunidades que o País oferece.

A palestra contou com três oradores, com experiencias diferentes na área empresarial dos quais citamos:

Nuno Quelhas (Empresa de investimentos) – fez um breve resumo do que é ser empreendedor, como saber empreender e como lidar em situações de risco. Abordou a temática de várias oportunidades que o nosso País tem das quais a pessoa deve saber agarra-las, transforma-las em sucessos, tentando sempre inovar, para formar algo novo e positivo. Transformar ideias em acção. Falou também de várias características de um empreendedor: (ter iniciativa, coragem para correr riscos, capacidade de planeamento, eficiência, qualidade e liderança.) Falou também que um empreendedor pode se fazer sentir no local do trabalho, onde, ao ser admitido, deve logo agarrar a oportunidade mostrando o porquê de estar lá e tentar sempre ser o melhor na sua área. Segundo o orador, é também uma forma de ser um grande empreendedor. Disse também que o que faz as pessoas serem bem sucedidas é a capacidade de se colocarem na frente de tudo e de todos.

Dita Honwana – (Mulher Empreendedora) falou da sua larga experiencia no mercado de trabalho como empreendedora, pois teve que escolher entre estar a trabalhar para o patronato e gerar o seu auto-emprego. Não tendo conseguido conciliar o seu trabalho com o negócio, em 2006 abandonou o trabalho e decidiu criar o seu próprio negócio começando com pequenos cabazes de produtos moçambicanos. Não tendo medo de arriscar, enfrentou várias dificuldades, foi persistente e firme nos seus objectivos a procura de se estabilizar no mercado. Ficou alguns meses sem ver os resultados e hoje em dia é uma grande empreendedora e ajuda a outras pessoas que tem inclinação para o negócio a irem atrás dos seus sonhos.

Paulo Chibanga – (Músico) Com 15 anos de carreira como músico, falou também da sua larga experiencia como músico empreendedor, tendo iniciado a sua carreira com uma banda e viajou pelo mundo inteiro em busca de sucesso adquirindo várias experiências no mundo cultural. Está em vários projectos empresariais na área cultural e neste momento está a preparar o Festival AZGO.

A palestra terminou com a intervenção de Dr. Jorge Costa, Administrador Delegado da Transcom que também acrescentou que um empreendedor deve sempre tentar e nunca desistir. Sermos honestos para connosco, principalmente no mundo do empreendedorismo. Ter dúvidas e procurar responder a essas dúvidas. Sermos capazes de cada um de nós gerar o seu próprio emprego, saber fazer coisas, e sermos agentes de transformação. E por fim a intervenção de alguns estudantes.

O ISUTC, deseja parabéns aos três oradores que fizeram chegar a mensagem aos estudantes do que é ser empreendedor e como é que pode ser aplicado para obter sucesso em qualquer segmento da sociedade

Maputo, 13 de Outubro de 2014