O ISUTC graduou no passado dia 24 de Setembro o seu primeiro Mestre da 3a Edição do Mestrado em Engenharia de Redes e Sistemas de Comunicação – MERSC-3, trata-se do Mestre Awado Sabati. A discussão da tese teve lugar no Instituto Superior Técnico de Lisboa – IST, perante um Júri constituído por Professores do IST e um representante do ISUTC e tendo no final sido classificado com 18 valores.

O tópico da tese diz respeito a um projecto de maior envergadura para o desenvolvimento económico de Moçambique e está relacionado com o estabelecimento de um sistema de comunicações ferroviárias, padrão TETRA, no chamado Corredor Ferroviário de Nacala. Concretamente, o trabalho consistiu na elaboração de uma proposta de rede de dados –  arquitectura, equipamentos, protocolos e configuração para a rede de transporte – para suporte dos serviços IP por TETRA e sinalização no Corredor Ferroviário de Nacala para licenciamento e controlo da operação.

O MERSC-3 é realizado no ISUTC sob coordenação científica e com colaboração do Instituto Superior Técnico de Lisboa – IST.

O ISUTC deseja ao Mestre AwadoSabati muito sucesso na sua carreira profissional.

Para além, desde 3o Curso de Mestrado iniciado em 2013, o ISUTC em 2014 iniciou o 1o Curso de Especialização em Engenharia Portuária – CEEP, curso encomendado pela VALE e CLN. Em 2015 irá arrancar o 4o Curso de Mestrado em Engenharia de Redes e Sistemas de Comunicação – MERSC-4  sob orientação científica do Instituto Superior Técnico de Lisboa – IST.

Maputo, 10 de Outubro de 2014

A Reitoria do ISUTC