Gestão, Inovação, Liderança e Sustentabilidade

08 e 09 de Outubro 2025

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1.Chamada para Submissão de Artigos

1.1. Introdução

Com o intuito de fomentar o debate académico, a difusão de pesquisas e a articulação entre teoria e a prática na área da Gestão Empresarial, o Instituto Superior de Transporte e Comunicação (ISUTC) realizará em Maputo o I Simpósio Internacional sobre Gestão, Inovação, Liderança e Sustentabilidade (SIMGES) nos dias 8 e 9 de Outubro de 2025, sob o lema “Construindo um futuro sustentável através da gestão tecnológica e liderança responsável”.

O Simpósio tem como objectivo fomentar o debate académico e a disseminação de conhecimentos científicos e práticos no domínio da Gestão Empresarial, incentivando a reflexão crítica, a inovação e o intercâmbio entre docentes, investigadores, profissionais da área de gestão e estudantes aos níveis nacional e internacional.

A programação do evento, que incluirá sessões científicas híbridas, visa oferecer uma plataforma de diálogo e colaboração acessível a todos os participantes, independentemente de sua localização.

Assim, é com grande satisfação que a Comissão Organizadora do Simpósio, convida investigadores, estudantes e profissionais da área a submeterem os artigos para apresentação de comunicaçoes.

1.2. Eixos Temáticos:

Para o presente Simpósio foram selecionados os seguintes eixos temáticos:

  • Estratégia e Inovação Organizacional;
  • Empreendedorismo, Startups e Desenvolvimento Local;
  • Gestão de Pequenas e Médias Empresas (PMEs);
  • Finanças Empresariais, Contabilidade e Sustentabilidade;
  • Marketing, Transformação Digital e Comportamento do Consumidor;
  • Gestão de Pessoas, Liderança e Cultura Organizacional;
  • Logística Empresarial, Cadeias de Suprimento e Operações;
  • Tecnologia e Sistemas de Informação para a Gestão; e
  • Políticas Públicas, Ambiente de Negócios e Responsabilidade Social Empresarial.

1.3. Condições de participação

A participação no simpósio é feita através da submissão de um artigo completo, cujo conteúdo será apresentado na comunicação.

Os interessados em apresentar seus trabalhos no simpósio deverão submeter os seus artigos completos, até ao dia 31 de Julho de 2025, em formato digital editável (word), para o correio electrónico: simposio.gestao@isutc.ac.mz

As directrizes para formatação dos artigos estão na secção 2. Encontre no link abaixo o formato modelo do manuscrito:

Formato modelo

Os melhores trabalhos apresentados no evento serão indicados pela organização a Fast Track para publicação na Revista ISU-RESEARCH, em número dedicado ao Simpósio.

1.4. Datas Importantes:

  • Prazo para submissão de Artigos: 31 de Julho de 2025;
  • Divulgação dos trabalhos aprovados: 5 de Setembro de 2025;
  • Prazo para inscrição dos autores: 20 de Setembro de 2025; e
  • Divulgação da programação do evento: 01 de Outubro de 2025.

1.5. Contactos

Em caso de dúvidas, entre em contacto pelo correio electrónico: simposio.gestao@isutc.ac.mz

Em casos excepcionais, poderá ser usado o seguinte contacto telefónico +258 84 723 4243 (Coordenador da Comissão Organizadora).

Participe e contribua para o avanço do conhecimento em Gestão Empresarial!



2. Guia de formatação dos manuscritos para a submissão na ISU-RESEARCH

2.1. Formatação Geral do Manuscrito

Use o tamanho de papel A4 (21×29,7 cm). Todo o material impresso, incluindo textos, ilustrações e gráficos, deverá ser mantido numa área de impressão de 17,6 cm de largura e 25,5 cm de altura. As margens superior e inferior têm 1,5 cm e 2,7 cm, respectivamente, e as margens esquerda e direita têm 1,7 cm. Não escreva ou imprima fora da área de impressão. Todo o texto deve estar no formato de duas colunas. As colunas deverão ter 8,5 cm de largura, com espaço de 0,6 cm entre elas. O texto deve ser totalmente justificado.

Recomendamos que o artigo tenha um número máximo de 12 páginas.

2.2. Resumo

O resumo deve apresentar uma síntese concisa de todo o trabalho. O resumo não deve ter mais de 300 palavras e deve conter os seguintes elementos: contexto/introdução, objectivo(s), metodologia, resultados e conclusões.

É importante que o resumo transmita a importância do trabalho e seja compreensível para um público multidisciplinar. O resumo não deve conter citações/referências de outros trabalhos.

Palavras-chave: Devem ser fornecidas entre 2 e 5 palavras-chave que descrevam o seu trabalho.

2.3. Título do artigo (título principal)

O título principal (na primeira página) deve começar a 1,7 cm da borda superior da página (margem de 1,5 cm mais 0,2 cm de espaço adicional), centralizado e em fonte Times 16 pontos, em negrito. O título principal abrange ambas as colunas. Coloque em maiúscula a primeira letra de substantivos, pronomes, verbos, adjetivos e advérbios; não coloque artigos em maiúscula, conjunções coordenadas ou preposições. O título do artigo deve conter no máximo 15 palavras.

2.4. Nome(s) do autor e afiliação(ões)

Os nomes dos autores deverão ser centralizados 1,1 cm abaixo do título e impressos em fonte Times 12, sem negrito. Os nomes dos co-autores devem estar em letras maiúsculas. As afiliações estão centralizadas abaixo do nome de cada autor, em Times 10, sem negrito. Incluir endereços de e-mail. Acompanhar as informações do autor 0,9 cm antes do texto principal.

2.5. Tipo e estilo de fontes

Sempre que Times for especificado, Times Roman ou New Times Roman podem ser usados. Se nenhum deles estiver disponível em seu processador de texto, use a fonte mais próxima do Times à qual você tem acesso. Evite usar fontes mapeadas em bits, se possível. Fontes True-Type 1 são preferidas.

2.6. Texto

Digite seu texto principal em Times 10, espaço simples. Não use espaçamento duplo. Todos os parágrafos devem ter recuo de 1 pica (12 pontos ou 0,422 cm). Certifique-se de que seu texto esteja totalmente justificado – ou seja, alinhado à esquerda e à direita. Por favor, não coloque linhas em branco adicionais entre os parágrafos.

2.7. Figuras e Tabelas

Posicione figuras e tabelas preferencialmente no topo ou na parte inferior das colunas. Evite colocá-los no meio das colunas (veja o exemplo no formato modelo). Figuras e tabelas grandes podem abranger ambas as colunas. As legendas das figuras deverão ficar abaixo das figuras; as legendas das tabelas devem estar acima das tabelas. Se possível, evite colocar figuras e tabelas antes da sua primeira menção no texto. Use a palavra “Figura X”, para descrever a legenda de uma determinada figura, e também para fazer a sua menção/referência ao longo do texto. Os rótulos dos eixos das figuras costumam ser uma fonte de confusão. Tente usar palavras em vez de símbolos. Por exemplo, escreva a quantidade “Corrente de drenagem” ou “Corrente de drenagem, I”, não apenas “I”. Coloque as unidades entre parênteses. Não rotule os eixos apenas com as unidades. No exemplo, escreva “Densidade de corrente (A/cm2)” ou “Densidade de corrente (A.cm-2)”, não apenas st “A/cm2.” Não rotule os eixos com uma proporção de quantidades e unidades. Por exemplo, escreva “Temperatura (K)” e não “Temperatura/K”.

Todos os gráficos devem estar centralizados. Sua arte deve estar no artigo, de preferência impressa como parte do texto, em vez de colada. Caso seja necessário utilizar fotos, elas deverão ser digitalizadas ou em formato electrónico (máximo 300dpi).

2.8. Notas de Rodapé

Numere as notas de rodapé separadamente em sobrescrito (alto 1), em fonte Times 8, espaçamento simples. Coloque a nota de rodapé real na parte inferior da coluna em que é citada. Não coloque notas de rodapé na lista de referências. Use letras para notas de rodapé de tabela.

Equações, ilustrações, gráficos e fotografias devem ser enumerados sequencialmente. Por favor, insira a numeração correcta da equação.

2.9. Abreviações e Acrónimos

Definir abreviaturas e siglas pela primeira vez que forem utilizadas no texto, mesmo depois de definidas no resumo. Abreviações como IEEE, SI, MKS, CGS, ac, dc e rms não precisam ser definidas. Não use abreviaturas no título, a menos que sejam inevitáveis.

2.10. Equações

Numere as equações consecutivamente com os números das equações entre parênteses alinhados com a margem direita, como em (1). Para tornar suas equações mais compactas, você pode usar a barra (/), a função “exp.” ou expoentes apropriados. Coloque símbolos romanos em itálico para quantidades e variáveis, mas não símbolos gregos. Use um travessão longo em vez de um hífen para o sinal de menos. Use parênteses para evitar ambiguidades no denominador. Pontue equações com vírgulas ou pontos quando fizerem parte de uma frase, como segue o exemplo.

            y= mx + q           (1)

Certifique-se de que os símbolos na sua equação tenham sido definidos antes da equação aparecer ou imediatamente após.

2.11. Títulos/Cabeçalhos

Títulos de primeira ordem, por exemplo, “I. Introdução”, deve se digitar em Times 10, negrito, inicialmente maiúsculo, centralizado, com 0,4 cm (12 pt) antes e 0,3 cm (9 pt) depois. Use um ponto (“.”) após o número do título, não dois pontos. Os títulos de segunda ordem devem ser Times 10 pontos itálico, inicialmente maiúsculos, alinhados à esquerda, com 0,3 cm (9 pt) antes e 0,2 cm (6 pt) depois. Não use títulos de terceira ordem.

2.12. Citações e Referências

A elaboração dos artigos/manuscritos deve ser alicerçada em fontes relevantes e actualizadas, prioritariamente, revistas por pares, e estas devem devidamente estar reconhecidas, tanto através das citações ao longo do texto quanto nas listas de referências no final do artigo/manuscrito. A referenciação da fontes usadas na elaboração do artigo são importantes para o leitor; portanto, as fontes ser citadas e referenciadas de forma completa e correcta. Se possível, as referências devem ser publicações comumente disponíveis.

As citações ao longo do texto assim como a listagem de suas referências devem ser feitas seguindo a formatação da norma APA, 7a edição. Liste, em ordem alfabética, todas as referências bibliográficas em fonte Times 8, espaço simples, no final do trabalho. Uma descrição mais completa pode ser encontrada em https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/references/examples.

Alguns cuidados

•          A citação de fontes não académicas e não revista por pares (por exemplo, blogs, conteúdo de websites não oficiais e outros), assim com fontes anónimas, deve ser evitada ou mantida ao mínimo possível;

•          Os autores devem evitar citar conteúdo que não  fora do âmbito do artigo;

•          Evitar usar um elevado número de citações dos mesmos autores ou fontes;

•          Os autores devem garantir que as referências fornecidas são exactas e que os links associados a elas são acessíveis;

•          Os autores devem garantir que as citações/referências respeitam as normas em vigência estilos na revista, indicada abaixo.