1.  Introdução

Caro Investigador

A ISU_RESEARCH é uma Revista Científica do Instituto Superior de Transportes e Comunicações (ISUTC), anual e com revisão de pares, vocacionada na publicação de investigação científica nas áreas de Engenharias, Tecnologias, Gestão, Economia e Finanças, Educação, Desenvolvimento Sustentável e Gênero.

Para divulgação dos seus trabalhos de investigação, é convidado a submeter seus artigos que poderão ser publicados no terceiro volume da revista ISU-RESEARCH, cuja publicação será feita em formato electrónico (online) no site da revista. Pode visitar os artigos publicados no primeiro (https://www.isutc.ac.mz/?p=10336) e segundo (https://www.isutc.ac.mz/?p=11598) volumes da revista. As áreas de interesse e as respectivas linhas de investigação cobertas pelo escopo da revista estão apresentadas abaixo.

1.1.  Áreas e Linhas de Investigação

1.1.1.  Engenharia Ambiental

1. Descarbonização e Economia Circular;

2. Gestão, Tratamento e Valorização de Resíduos;

3. Água e Saneamento do Meio;

4. Aplicação de Ferramentas de Modelação Numérica no Estudo de Sistemas Ambientais;

4. Ecologia e biodiversidade;

5. Poluição; e

6. Impacto ambiental (de infraestruturas, projectos, etc).

1.2.2.    Engenharia Civil e de Transportes

1. Materiais e tecnologias de construção;

2. Sustentabilidade na construção civil (aqui é abordada a questão ambiental e económica);

3. Higiene, saúde e segurança no trabalho;

4. Gestão da construção e BIM (Building Information Modeling);

5. Pavimentação viária;

6. Manutenção de vias de comunicação;

7. Alterações climáticas e seus impactos nas infraestruturas;

8. Drenagem;

9. Barragens e abastecimento de água;

10. Pontes;

11. Planeamento e gestão de transportes;

12. Mobilidade urbana;

13. Segurança rodoviária;

14. Logística; e

15. Ensino de engenharia (presencial e e-learning).

  1. Engenharia Electrónica e de Telecomunicações

1. Controlo e Automação de sistemas;

2. Sistemas inteligentes;

3. Sistemas Distribuídos e Redes de Computadores;

4. Sistemas de Comunicação e Sinais; e

5. Integração de Sistemas Electrónicos.

1.2.4.    Engenharia Electrotécnica

1. Integração das Fontes de Energia Renovável na Matriz Energética;

2. Tecnologias de Conversão de Energia e Optimização de Eficiência;

3. Tecnologias de Monitoramento e Controle de Redes Eléctricas;

4. Tecnologias Inovadoras para o Desenvolvimento de infraestrutura Energética Sustentável;

5. Políticas Energéticas e Sustentabilidade Ambiental; e

6. Protectores de Sistemas de Potência e Dispositivos de Automação.

1.2.5.    Engenharia Electromecânica

1. Projecto de Máquinas e Ferramentas (Modelagem e Simulação);

2. Sistemas de Energia e Eficiência Energética (Energia Renovável, Eficiência Energética, Armazenamento de Energia);

3. Automação e Controle (Robótica, Sistemas Embarcados, Controle de Processos); e

4. Manufactura Avançada (Impressão 3D, Manutenção Preditiva).

1.2.6.    Engenharia Mecânica e de Transportes

1. Projecto de Máquinas e Ferramentas;

2. Manutenção de Industrial;

3. Gestão de Produção Industrial;

4. Fluidos e Energia; e

5. Transportes e Logística.

1.2.7.    Engenharia e Ciências Computacionais

1. Sistemas de informação nas organizações, baseados nos processos de colecta, transmissão, armazenamento, processamento, conservação e apresentação da informação; e

2. Estudo e aplicação da Inteligência Artificial a problemas específicos.

1.2.8.    Engenharia Informática e de Telecomunicações

1. Segurança da Informação;

2. Sistemas de Informação;

3. Qualidade de Serviços;

4. Sistemas de Ensino Auto-Aprendizagem; e

5. Redes.

1.2.9.    Gestão e Finanças

1. Estratégia em Organizações;

2. Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional; e

3. Economia e Finanças.

  1. Contabilidade e Auditoria

1. Contabilidade Financeira;

2. Contabilidade e Mercado Financeiro; e

3. Contabilidade para Tomada de Decisão.

  1. Gestão Bancária e de Seguros

1. Formação em Gestão Bancária.

2. Produtos de captação de fundos; 

3. Produtos de aplicação de fundos;

4. Meios de movimentação das contas; e

5. Produtos e serviços de Seguros.

  1. Ciências Naturais, Matemática e Estatística

1. Desenvolvimento de Recursos Educacionais e Tecnologias para Ensino Multidisciplinar;

2. Desenvolvimento de materiais electrónicos para laboratórios de Física e Química;

3. Construção de material para o laboratório formal para simulação nas engenharias;

4. Estudos Interdisciplinares em Comunicação Científica e Técnica;

5. Estudos de Género e Diversidade no Ensino de Ciências e Tecnologias;

6. Simulação Computacional e Modelagem Matemática;

7. Implementação de pacotes de análise estatística para ensino e investigação;

8. Inovação no Ensino de Ciências Naturais e Exactas.

1.3.      Processo de Submissão

Para submissão de artigos, os autores deverão usar o formato modelo da Revista “ISU-RESEARCH” com guia para a concepção e formatação (condição inicial para a sua revisão), enviando para o e- mail: jornadas.cientificas@isutc.ac.mz.

As directrizes da revista estão na secção II. O formato modelo da revista está disponível no link abaixo:

  • Fomato modelo.
    • Datas Importantes
      • Prazo para a submissão: 10 de Outubro de 2025
      • Data prevista de publicação do volume: 14 de Novembro 2025

Maputo, 07 de Julho de 2025

A Comissão Editorial

  1. GUIA DE FORMATAÇÃO: INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES
  • Formatação geral do artigo

Use o tamanho de papel A4 (21×29,7 cm). Todo o material impresso, incluindo textos, ilustrações e gráficos, deverá ser mantido numa área de impressão de 17,6 cm de largura e 25,5 cm de altura. As margens superior e inferior têm 1,5 cm e 2,7 cm, respectivamente, e as margens esquerda e direita têm 1,7 cm. Não escreva ou imprima fora da área de impressão. Todo o texto deve estar no formato de duas colunas. As colunas deverão ter 8,5 cm de largura, com espaço de 0,6 cm entre elas. O texto deve ser totalmente justificado.

Recomendamos que o artigo tenha um número máximo de 12 páginas.

  • Resumo

O resumo deve apresentar uma síntese concisa de todo o trabalho. O resumo não deve ter mais de 300 palavras e deve conter os seguintes elementos: contexto/introdução, objectivo(s), metodologia, resultados e conclusões.

É importante que o resumo transmita a importância do trabalho e seja compreensível para um público multidisciplinar. O resumo não deve conter citações/referências de outros trabalhos.

Palavras-chave: Devem ser fornecidas entre 2 e 5 palavras-chave que descrevam o seu trabalho.

  • Título do artigo (título principal)

O título principal (na primeira página) deve começar a 1,7 cm da borda superior da página (margem de 1,5 cm mais 0,2 cm de espaço adicional), centralizado e em fonte Times 16 pontos, em negrito. O título principal abrange ambas as colunas. Coloque em maiúscula a primeira letra de substantivos, pronomes, verbos, adjetivos e advérbios; não coloque artigos em maiúscula, conjunções coordenadas ou preposições. O título do artigo deve conter no máximo 15 palavras.

  • Nome(s) do autor e afiliação(ões)

Os nomes dos autores deverão ser centralizados 1,1 cm abaixo do título e impressos em fonte Times 12, sem negrito. Os nomes dos co-autores devem estar em letras maiúsculas. As afiliações estão centralizadas abaixo do nome de cada autor, em Times 10, sem negrito. Incluir endereços de e-mail. Acompanhar as informações do autor 0,9 cm antes do texto principal.

  • Tipo de estilo e fontes

Sempre que Times for especificado, Times Roman ou New Times Roman podem ser usados. Se nenhum deles estiver disponível em seu processador de texto, use a fonte mais próxima do Times à qual você tem acesso. Evite usar fontes mapeadas em bits, se possível. Fontes True-Type 1 são preferidas.

  • Texto

Digite seu texto principal em Times 10, espaço simples. Não use espaçamento duplo. Todos os parágrafos devem ter recuo de 1 pica (12 pontos ou 0,422 cm). Certifique-se de que seu texto esteja totalmente justificado – ou seja, alinhado à esquerda e à direita. Por favor, não coloque linhas em branco adicionais entre os parágrafos.

  • Figuras e Tabelas

Posicione figuras e tabelas preferencialmente no topo ou na parte inferior das colunas. Evite colocá-los no meio das colunas (veja o exemplo no formato modelo). Figuras e tabelas grandes podem abranger ambas as colunas. As legendas das figuras deverão ficar abaixo das figuras; as legendas das tabelas devem estar acima das tabelas. Se possível, evite colocar figuras e tabelas antes da sua primeira menção no texto. Use a palavra “Figura X”, para descrever a legenda de uma determinada figura, e também para fazer a sua menção/referência ao longo do texto. Os rótulos dos eixos das figuras costumam ser uma fonte de confusão. Tente usar palavras em vez de símbolos. Por exemplo, escreva a quantidade “Corrente de drenagem” ou “Corrente de drenagem, I”, não apenas “I”. Coloque as unidades entre parênteses. Não rotule os eixos apenas com as unidades. No exemplo, escreva “Densidade de corrente (A/cm2)” ou “Densidade de corrente (A.cm-2)”, não apenas st “A/cm2.” Não rotule os eixos com uma proporção de quantidades e unidades. Por exemplo, escreva “Temperatura (K)” e não “Temperatura/K”.

Todos os gráficos devem estar centralizados. Sua arte deve estar no artigo, de preferência impressa como parte do texto, em vez de colada. Caso seja necessário utilizar fotos, elas deverão ser digitalizadas ou em formato electrónico (máximo 300dpi).

  • Notas de Rodapé

Numere as notas de rodapé separadamente em sobrescrito (alto 1), em fonte Times 8, espaçamento simples. Coloque a nota de rodapé real na parte inferior da coluna em que é citada. Não coloque notas de rodapé na lista de referências. Use letras para notas de rodapé de tabela.

Equações, ilustrações, gráficos e fotografias devem ser enumerados sequencialmente. Por favor, insira a numeração correcta da equação.

  • Abreviações e Acrónimos

Definir abreviaturas e siglas pela primeira vez que forem utilizadas no texto, mesmo depois de definidas no resumo. Abreviações como IEEE, SI, MKS, CGS, ac, dc e rms não precisam ser definidas. Não use abreviaturas no título, a menos que sejam inevitáveis.

  • Equações

Numere as equações consecutivamente com os números das equações entre parênteses alinhados com a margem direita, como em (1). Para tornar suas equações mais compactas, você pode usar a barra (/), a função “exp.” ou expoentes apropriados. Coloque símbolos romanos em itálico para quantidades e variáveis, mas não símbolos gregos. Use um travessão longo em vez de um hífen para o sinal de menos. Use parênteses para evitar ambiguidades no denominador. Pontue equações com vírgulas ou pontos quando fizerem parte de uma frase, como segue o exemplo.

y = mx + q                                                                                                                                             (1)

Certifique-se de que os símbolos na sua equação tenham sido definidos antes da equação aparecer ou imediatamente após.

  • Títulos/Cabeçalhos

Títulos de primeira ordem, por exemplo, “I. Introdução”, deve se digitar em Times 10, negrito, inicialmente maiúsculo, centralizado, com 0,4 cm (12 pt) antes e 0,3 cm (9 pt) depois. Use um ponto (“.”) após o número do título, não dois pontos. Os títulos de segunda ordem devem ser Times 10 pontos itálico, inicialmente maiúsculos, alinhados à esquerda, com 0,3 cm (9 pt) antes e 0,2 cm (6 pt) depois. Não use títulos de terceira ordem.

  • Citações e Referências

A elaboração dos artigos/manuscritos deve ser alicerçada em fontes relevantes e actualizadas, prioritariamente, revistas por pares, e estas devem devidamente estar reconhecidas, tanto através das citações ao longo do texto quanto nas listas de referências no final do artigo/manuscrito. A referenciação da fontes usadas na elaboração do artigo são importantes para o leitor; portanto, as fontes ser citadas e referenciadas de forma completa e correcta. Se possível, as referências devem ser publicações comumente disponíveis.

As citações ao longo do texto assim como a listagem de suas referências devem ser feitas seguindo a formatação da norma APA, 7a edição. Liste, em ordem alfabética, todas as referências bibliográficas em fonte Times 8, espaço simples, no final do trabalho. Uma descrição mais completa pode ser encontrada em https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/references/examples.

Alguns cuidados:

  • A citação de fontes não académicas e não revista por pares (por exemplo, blogs, conteúdo de websites não oficiais e outros), assim com fontes anónimas, deve ser evitada ou mantida ao mínimo possível;
  • Os autores devem evitar citar conteúdo que não está directamente relevante ao assunto/âmbito do artigo;
  • Evitar usar um elevado número de citações dos mesmos autores ou fontes;
  • Os autores devem garantir que as referências fornecidas são exactas e que os links associados a elas são acessíveis;
  • Os autores devem garantir que as citações/referências respeitam as normas em vigência estilos na revista, indicada abaixo.