OBJECTIVO DO Curso: Um curso que visa potenciar a actuação dos participantes como líderes e gestores em suas organizações. Pretende-se dar a conhecer os pressupostos usados na banca comercial para concessão de crédito permitindo aos participantes um melhor domínio na concessão de crédito ou na negociação com a banca.

Objectivos especificos

1. Preparar um dossier de crédito;
  2. Avaliar o procedimento tradicional na análise de crédito (5 C´s de crédito);
  3. Conhecer os tipos de créditos bancários;
  4. Adequar os tipos de créditos ao ciclo denegócio da empresa, ou as necessidades dos mutuários;
  5. Negociar com a banca (modalidade de financiamento, prazos, taxas e outras condições);
  6. Saber a importância de uma análise de crédito;
  7. Renegociar com a banca em tempo de crises ou dificuldades financeiras da empresa;
  8. Conhecer os rácios financeiros relevantes para a decisão de crédito;
  9. Emitir um parecer para concessão ou não de crédito.

Destinatários:

Todos os interessados nas áreas de crédito, profissionais da banca, gestão de crédito, e de empresas que analisam ou que concedem crédito;

Empreendedores, pequenos e médios empresários, gestores de instituições publicas e privadas, académicos, profissionais das áreas financeiras, comercial, administrativa, particulares e outros;

Duração: 30 horas, 10 sessões de 3h/dia

Data: 15 a 26 de Agosto de 2022

Horários: 17H30 às 21H30

Investimento:

Graduados do ISUTC: 10 000.00 Mt

Outros: 12 000,00 Mt

Modalidade: online (aulas em zoom) e presenciais.

Avaliação: GoogleClassroom

Formadora: Rosa Serra

CV Resumido da Formadora:

Rosa Maria Serra, formada pela Faculdade de Educação nas disciplinas de Matemática e Física em 1984, tendo lecionado a disciplina de Matemática nas escolas secundarias 25 de Setembro em Quelimane, Josina Machel e Francisco Manyanga em Maputo ate ao ano de 1998.

Em 2001, concluiu a Licenciatura em Gestão de Empresas pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), e Pós-graduação em Gestão Empresarial pelo ISCTE em 2002, e com vinte e dois anos de experiencia profissional na Banca nacional.

Iniciou a sua carreira profissional na Banca como assistente comercial por dois anos, tendo passado nos anos sequentes a gestora de pequenas e médias empresas, análise de risco de crédito e nos últimos quatro anos trabalhou como Diretora e primeira responsável para área comercial no processo de análise e concessão e decisão de crédito no BCI.

A sua carreira profissional atribuiu-lhe competências chaves de planificação, coaching, consultoria para pequenas e médias empresas, condução de pesquisas formativas, partilha de conhecimento, desenvolvimento de competências, liderança e implementação de instrumentos/ferramentas para a gestão baseada em resultados.

Link para inscrição: https://bit.ly/FormaçãoExtraCurricularEContínua

Mais informações: