O projeto FenixEdu é uma plataforma de informação académica open-source, desenvolvida pela Direção de Serviços de Informática (DSI) do Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST), que serve igualmente outras escolas do ensino superior a nível internacional, caso do ISUTC – Instituto Superior de Transportes e Comunicações e do ITC – Instituto de Transportes e Comunicações, instituições da Transcom S.A..

O projecto nasceu no IST em 2002 com o objectivo de desenvolver um sistema avançado de informação académica para instituições de ensino superior. Foi desenvolvido de raíz para ser completamente baseado em ambiente web, de forma a ser facilmente acedido e simplificar a interacção com o utilizador, independentemente do browser e sistema operativo utilizado, assegurando padrões de segurança elevados através de um controlo de acesso e de autenticação apertados.

No âmbito da optimização dos processos de gestão académica, iniciou-se em 2015 a implementação do FenixEdu no Instituto Superior de Transportes e Comunicações (ISUTC) e no Instituto de Transportes e Comunicações (ITC), criando-se o projecto FenixTranscom, desenvolvido pelo Departamento de Sistemas Educacionais (DSE)da Direcção de Sistemas de Informação (DSI) da Transcom S.A.

A primeira versão do FenixTranscom para o ISUTC entrou em produção no passado dia 04 de Janeiro de 2016, tendo os processos de candidatura, matrícula e renovação de matrícula para o ano lectivo 2016 já sido realizados nesta plataforma.