Terminou hoje a visita de 5 dias que a Magnífica Reitora e Vice Reitor do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, respectivamente Professora Doutora Maria de Lurdes Rodrigues e Dr. José Azevedo Rodrigues, efectuaram à TRANSCOM e suas Unidades de Negócio, caso do ISUTC – Instituto Superior de Transportes e Comunicações, do ITC – Instituto de Transportes e Comunicações e da ENAM – Escola de Negócios e Administração de Moçambique.

A Professora Doutora Maria de Lurdes Rodrigues é também Presidente da Mesa da Assembleia Geral do INDEG (ISCTE Executive Education), Entidade que desde 2014 é um dos accionistas de referência da Transcom e elemento da maior relevância no desenvolvimento do Projecto ENAM, hoje uma Escola de referência na formação de quadros de Alta Direcção de empresas moçambicanas.

A Delegação do ISCTE foi recebida pelo Sr. Presidente do Conselho de Administração da Transcom, Doutor José Mateus Katupha, pelo Sr. Administrador Delegado, Dr. António Jorge Costa e pelos Srs. Reitor do ISUTC, Prof. Engenheiro Fernando Leite e Director de Programas de Graduação Mestre Engenheiro Elton Sixpense, tendo durante a sua estada em Maputo sido realizadas várias visitas às instalações Transcom, reuniões de trabalho com a Administração e Corpo Docente, bem como,  participação em palestras com os alunos do ISUTC e encontro com ex. Alunos nacionais do ISCTE.

Do resultado desta visita, além de um maior conhecimento da actividade das Unidades de Negócio da TRANSCOM, perspectivou-se um maior incremento das relações entre as duas Entidades, definindo-se novas linhas de cooperação na criação de novos programas nas áreas das Pós-Graduações e Mestrados no ISUTC, bem como, o desejado aumento da oferta de novos Programas de Formação para Alta Direcção na ENAM, que actualmente já conta com cerca de 5 Programas realizados com o apoio de Docentes do ISCTE/INDEG que habitualmente se deslocam a Maputo.

Também, foi efectuada uma reflexão conjunta relativamente ao Projecto de Desenvolvimento e Investimento da TRANSCOM que, entre outros, pretende no curto prazo dotar a cidade de Maputo de um novo e moderno Campus Universitário para o ISUTC e ENAM.

A TRANSCOM é a Entidade Instituidora do ISUTC- Instituto Superior de Transportes e Comunicação, ITC – Instituto de Transportes e Comunicações e ENAM – Escola de Negócios e Administração de Moçambique, sendo uma instituição exclusivamente vocacionada para a partilha de conhecimento e ensino, formação e consultoria nos sectores dos Transportes e Comunicações e suas envolventes, disponibilizando atualmente o diversos graus de ensino Médio e Superior (Licenciaturas, Mestrados e Pós- Graduações). Actualmente dispõe de 3.800 alunos, com um índice de empregabilidade de quase 100% no mercado de trabalho.

A TRANSCOM conta no seu corpo accionista, além do INDEG (ISCTE Executive Education), com as Empresas LAM – Linhas Aéreas de Moçambique, ADM – Aeroportos de Moçambique, TDM – Telecomunicações de Moçambique, MCel – Moçambique Celular, Grupo Entreposto Moçambique, Visabeira Moçambique e Fernave, S.A..