As minhas cordiais saudações a toda a família Transcom / ISUTC

Acabámos de completar, no dia 31 de Agosto, 20 anos da existência do ISUTC,

Foram 20 anos de trabalho árduo, persistente e intenso, envolvendo todos os colaboradores da Transcom-ISUTC e os estudantes que, ano após ano, vão concluindo os seus cursos e se vão integrando e impondo no mercado de trabalho, levando a todo o país a marca ISUTC. Esta marca é hoje sinal de competência, de capacidade e de disponibilidade dos seus graduados, para execução das suas actividades profissionais com zelo, brio e qualidade.

Formámos ao longo destes 20 anos cerca de 1.000 graduados e 50 mestres. Ocupam hoje posições de relevo num grande número de instituições públicas e privadas, ou impuseram-se no mercado, com a sua dinâmica empreendedora, como empresários com sucesso digno de realce.

Temos em funcionamento 6 cursos de licenciatura, sendo 4 na área da engenharia e 2 na área da gestão. Em 2021 serão lançadas mais 2 licenciaturas em engenharia e 1 em gestão.

Ao ISUTC é hoje reconhecida a sua seriedade e a sua qualidade, pelos actores mais importantes do mercado, incluindo os organismos de certificação, o Ministério de tutela, os empregadores e as próprias IESs concorrentes. Inúmeras empresas propõem-nos parcerias para disponibilização de alunos finalistas para estágios profissionais, com vista a uma futura contratação. De uma maneira geral, estudantes e graduados reconhecem a qualidade do ensino no ISUTC. Estudantes de outras IESs procuram o ISUTC para a frequência de cursos extracurriculares. O ISUTC é, todos os anos, muito procurado por alunos finalistas do ensino secundário e respectivos pais, como 1.ª opção para o ingresso no ensino superior.

Este ano finalizou-se o acordo com um novo accionista, que deveria ter permitido o início da construção das novas instalações para o ISUTC e para a Transcom, o que constituiria a realização de um sonho para os fundadores da Transcom-ISUTC, mas também para todos aqueles que, como dirigentes, docentes, membros do CTA, estudantes e graduados do ISUTC, contribuíram para o crescimento desta instituição. Infelizmente, a propagação da Covid-19 em Moçambique obrigou ao adiamento, para data ainda por definir, da realização deste sonho.

Mas a Covid-19 criou-nos problemas ainda maiores do que o adiamento do início da construção das novas instalações. A proibição, decretada em Março deste ano, de leccionar aulas presenciais a nível de todas as instituições de educação, no quadro da imposição do estado de emergência em Moçambique, colocou-nos perante 3 situações extremamente difíceis.

Em primeiro lugar, o ISUTC teve que encontrar o caminho apropriado para continuar o seu processo de ensino / aprendizagem / avaliação com a qualidade, o rigor e a eficiência que sempre foram sua imagem de marca.

Em segundo lugar, os efeitos negativos na economia do país também se reflectiram de forma muito marcante, até mesmo dramática, nos rendimentos mensais de muitos pais de alunos do ISUTC, levando ao pedido, em números consideráveis, de anulação da matrícula, por motivos financeiros.

Em terceiro lugar, o não acreditar, em especial por parte dos alunos mais jovens, que em Moçambique, em particular no ISUTC, se pode fazer ensino online com as mesmas ferramentas que se usam nas principais universidades da Europa, da Ásia e da América em tempo de pandemia, levou a que alunos jovens, cujos pais vinham pagando regularmente as respectivas propinas, também tenham acabado por pedir a anulação da matrícula.  

A Transcom e o ISUTC fizeram um esforço técnico, financeiro e pedagógico enorme, na procura do melhor caminho para fazer frente aos três grandes problemas referidos.

O ISUTC definiu um novo Calendário Lectivo 2020, foram adquiridos os meios informáticos, tecnológicos e sanitários necessários, treinados mais de 150 docentes, tendo o ISUTC iniciado as aulas online a 27 de Abril. Entretanto, foi fechado o 1.º semestre e decorrem já as aulas do 2.º semestre de 2020.

Compreendendo a degradação da situação financeira de muitos estudantes, o ISUTC deixou de cobrar multas pelo atraso no pagamento das propinas, aceitou planos de pagamento faseados em função das condições financeiras dos seus alunos e passou a disponibilizar, a partir de junho, 10 Gigas mensais de internet aos alunos com as propinas em dia.

Temos também as nossas atenções viradas para aqueles que desistiram no final do 1.º semestre, aparentemente por dificuldades de assimilação do ensino online. Estamos à procura dos melhores meios para o seu envolvimento, no futuro, de forma mais dinâmica, mais pró activa e mais eficiente no processo de ensino / aprendizagem / avaliação. Queremos tê-los de volta em breve. Para os alunos com resultados menos positivos nas disciplinas mais importantes de cada curso, organizaremos, em janeiro, a leccionação, em regime intensivo e presencial, de algumas dessas disciplinas.

A Covid-19 não irá, infelizmente, desaparecer rapidamente das nossas vidas, tendo nós que continuar a conviver com ela durante mais algum tempo. Com isto quero dizer que o ISUTC irá continuar a desenvolver as suas capacidades no domínio do ensino online, para que seja cada vez mais eficiente e abrangente.

Esta ameaça para todos nós não deixa, certamente, de também constituir uma oportunidade para o ISUTC e para todos aqueles que não tendo meios de estadia em Maputo, pretendam, contudo, beneficiar da formação aqui ministrada.

Assim, o ISUTC irá leccionar, em 2021, as suas licenciaturas para todo o país, em regime online, mediante condições e regras actualmente em estudo.

Quero expressar aqui a todos os membros da família ISUTC-Transcom, incluindo os docentes, os membros do CTA e os estudantes, os meus votos de que se mantenham saudáveis. Apelo a todos, para o cumprimento das regras sanitárias em vigor. 

Deixo aqui o compromisso do ISUTC de esforços redobrados e permanentes na melhoria dos nossos processos de ensino / aprendizagem / avaliação e das condições necessárias para que todas as nossas alunas e todos os nossos alunos sejam bem sucedidos nos seus esforços de aprenderem. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para lhes proporcionar uma formação sólida. Sabemos que, assim, lhes estaremos a garantir o futuro.

Obrigado.