Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

AULA LABORATORIAL SOBRE FUNDIÇÃO EM MOLDES NÃO PERMANENTES

Realizou-se no dia 24 e 25 de Abril 2019, na Faculdade de Engenharia, uma visita de estudo (aula laboratorial) subordinada ao tema: “Fundição em Moldes de Areia”.
A visita abrangeu estudantes da LEF turma F21 e estudantes da LEMT turmas M21 e M22, na disciplina Processo de Fabrico.

A visita faz parte do plano curricular da disciplina, tiveram oportunidade de aprender a preparar o molde, fazer o vazamento do metal no interior do molde, efectuar a desmoldação e verificar a qualidade da peça fundida.

O Eng.º Inácio Lhate é o docente da disciplina.


VISITA DE ESTUDO DA TURMA F41 DO CURSO LEF

Realizou-se no dia 17 de Abril 2019, nas instalações da CFM, uma visita de estudo, (aula prática dos estudantes da LEF), subordinada ao tema: “ Consolidação por Visualização das Componentes Constituintes do Vagão: Inspecção, Manutenção, Ampamento e Ferramenta Usada”.
A visita abrangeu estudantes da turma F41, na disciplina Mecânica de Vagões. Os mesmos tiveram oportunidade de conhecer e distinguir o material rebocado do material de traçado, as principais componentes de vagões e o seu funcionamento, particularmente o engafe e bogie. A visita contou com a presença de 16 Estudante.

O Engº Abraão Muchanga é o docente da disciplina.


VISITA DE ESTUDO DA TURMA C32 DO CURSO LECT

Realizou-se no dia 29 de Março 2019, uma visita de estudo, (aula prática dos estudantes da LECT), subordinada ao tema: “Condicionantes do Traçado: princípios a respeitar no traçado em planta e no traçado em perfil, coordenação de ambos”.
A visita abrangeu estudantes da turma C32, na disciplina Vias I. Os mesmos tiveram oportunidade de visualizar no terreno as particularidades do projecto geométrico de uma estrada e os condicionantes do traçado, planta e perfil.


VISITA DE ESTUDO AO METROBUS

Realizou-se no dia 18 de Outubro de 2018, uma visita de estudo, aula prática dos estudantes da LEF subordinada ao tema “Intermodalidade”. A visita abrangeu Estudantes da Turma F 31 na disciplina “ A linha Férrea” e Estudantes da Turma F31, na disciplina “Operação Ferroviária”. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e o funcionamento da MetroBus, e a visita faz parte do plano de formação dos alunos.


VISITA DE ESTUDO AO PORTO DE PESCA DE MAPUTO

Realizou-se no dia 09 de Maio de 2018, uma visita de estudo da disciplina Refrigeração e Climatização com a turma M41 – 4ºano da LEMT. Foi visitado Porto de Pesca de Maputo. Esta visita faz parte do plano de formação dos alunos e tem como objectivo  conhecer as instalações e o modo de funcionamento.


VISITA DE ESTUDO À AGÊNCIA DE VIAGENS AQUARIUM

Realizou-se no dia 08 de Maio de 2018, uma visita de estudo da disciplina Gestão e Finanças com a turma G31 – 3ºano da LGF. Foi visitada a Agência de Viagens Aquarium. Esta visita faz parte do plano de formação dos alunos e tem como objectivo conhecer a produção e vendas da Agência.


VISITA DE ESTUDO À CONSTRUÇÃO DA ESTRADA MAPUTO/PONTA DO OURO VIA BOANE

Realizou-se no dia 01de Dezembro de 2017, uma visita de estudo da disciplina de Vias de Comunicação II com a turma C41 – 4ºano da LECT. Foi visitado a Construção da Estrada Maputo/Ponta-de-Ouro, Via Boane. Esta visita faz parte do plano de formação dos alunos e tem como objectivo a visualização de diferentes fases da construção da Estrada.

VISITA DE ESTUDO À EMPRESA ERMOTO

Os alunos da turma M41 de Engenharia Mecânica e de Transportes do ISUTC, realizaram no dia 20 de Outubro, uma visita de estudo à empresa ERMOTO, com o professor Eng.º Albino Macita.
A visita tinha como objectivo complementar as aulas teóricas dando a conhecer aos alunos o ambiente de uma oficina mecânica auto. Reparação de peças de motores, bloco de cilindros, cabeças do motor, alinhamento de veias e reparação das sedes das válvulas.


VISITA DE ESTUDO À EMPRESA SEACOM

Os alunos das turmas I41 e I42 de Engenharia de Informática e Telecomunicações, realizaram entre os dias 18 a 24 de Outubro, uma visita de estudo à empresa SEACOM, com o Eng.º Luís Rego. A visita tinha como objectivo complementar as aulas teóricas sobre a disciplina de redes de Telecomunicações e no caso específico, a Rede de Transporte Internacional baseada em cabo submarino de fibra óptica na componente de gestão e manutenção.

1 dscn9841 dscn9951 dscn9955


VISITA DE ESTUDO À PONTE FERROVIÁRIA DE BOANE – CFM

No dia 21 de Outubro, os alunos da turma F31 –  3ºano da Licenciatura em Engenharia Ferroviária realizaram uma visita de estudo à Ponte Ferroviária em Boane da empresa CFM, acompanhados pelo docente Engº Pedro Mabunda, a visita de âmbito escolar tinha como objectivo prático dar a conhecer aos alunos a consolidação de elementos estruturais de uma ponte ferroviária; sua manutenção: preventiva e predifixa ; medição de flecha na curva – linha férrea e raio da curva.


VISITA DE ESTUDO À EMPRESA ENTREPOSTO

No dia 13 de Outubro, os alunos da turma M41 – 4ºano da Licenciatura em Engenharia Mecânica e de Transportes, realizaram uma visita de estudo à Empresa ENTREPOSTO, acompanhados pelo docente Engº Albino Lacita, a visita de âmbito escolar tinha como objectivo prático dar a conhecer aos alunos a Organização oficinal; Diagnóstico electrónico de avarias; Reparação de veículos automóveis e Laboratório de Tintas.


Visita de Estudo à Bolsa de Valores de Moçambique

As Turmas do primeiro ano dos Cursos de Contabilidade e Auditoria e de Gestão e Finanças, realizaram nos dias 05, 06, 12  e 13 de Junho de 2017, uma visita de estudo à Bolsa de Valores de Moçambique.

A visita de estudo foi realizada no âmbito da disciplina de Introdução às Finanças, especificamente do capítulo II – Ambiente Financeiro, sub tema – Mercados Financeiros com o objectivo de conciliar a teoria com a prática, e ter uma visão mais profunda do funcionamento do mercado secundário que é onde se enquadra a Bolsa de Valores de Moçambique e mais do que saber pela teoria sobre as negociações que acontecem em Bolsa, verificar em termos práticos como é feita a transferência de títulos de uma empresa para os investidores e como estes podem obter liquidez através da transferência desses mesmos títulos representativos de dívida, para outros investidores. Mais do que isso, perceber que existem outras fontes alternativas de financiamento para as empresas, que é a Bolsa de Valores, principalmente no cenário actual de crise económica em que as taxas de juros mais que duplicaram, dificultando a obtenção de recursos financeiros, na banca, por parte das empresas, para financiar as suas actividades.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.