DIVULGAÇÃO DO ESTUDO DE CUSTOS DE TRANSPORTE – ECT

Os transportes representam uma parte significativa do nosso produto interno bruto e são um sector estratégico para o desenvolvimento e o combate à pobreza. Muitos agentes económicos, em diversos fóruns, têm apontado os custos dos transportes como um nó de estrangulamento da economia, devido ao seu peso no custo dos produtos no mercado consumidor.

Por encomenda do Ministério dos Transportes e Comunicações, a Jacobs Consultacy concluiu, em 2005, um “Estudo de Custos de Transporte” – ECT, versando a problemática referida.

O Instituto Superior de Transportes e Comunicações – ISUTC, com a colaboração da Transcom, a pedido do MTC, levou a cabo um trabalho de Divulgação do ECT. O objectivo principal dessa divulgação consistiu em fazer salientar os seus aspectos mais relevantes e eventuais lacunas, verificar a viabilidade prática das recomendações que contém e recolher propostas pertinentes para a sua implementação e para a melhoria da eficiência do sector.

Poderá obter o ECT, descarregando os respectivos ficheiros adiante:

[para descarregar, faça clique com o botão direito no ficheiro
pretendido e escolha a opção “Save target as …”]

Versão em inglês:

Transport Cost Study (PDF – 429 kB)

Technical Annex (PDF – 4.772 kB)

Versão em português:

Estudo de Custos de Transportes (PDF – 508 kB)

Anexo Técnico (PDF – 3.745 kB)

Disponibilizamos também o ficheiro do Relatório Diagnóstico, elaborado pelo GETRA – Grupo de Estudos de Transporte, do ISUTC:

Relatório Diagnóstico sobre o ECT (PDF – 194 kB)
Entre as diversas acções previstas na Divulgação do ECT contaram-se dois Seminários, nos dias 8-Nov-07 e a 22-Nov-07: