Visão geral:

Este Workshop de Empreendedorismo foi concebido para capacitar os aspirantes a empresários e executivos com um conhecimento inicial das competências e das ferramentas necessárias para desenvolver ideias de negócio inovadoras, validar o seu potencial de mercado e lançar com êxito os seus empreendimentos.

Através de uma combinação de aprendizagem teórica interactiva e exercícios práticos, os participantes vão adquirir uma visão estruturada do processo de criação de ideias de negócio e das principais etapas envolvidas na transformação de ideias em negócios viáveis.

Duração do programa:

O workshop tem a duração de 6 horas, divididas em duas sessões de 3 horas cada.

Conteúdo do workshop:

Dia 1: Ideação e avaliação da oportunidade (3 horas)

  • Introdução ao empreendedorismo e à inovação.
  • Compreender a mentalidade empreendedora
  • Técnicas de geração e avaliação de ideias.
  • Introdução à metodologia lean startup.
  • Realização de entrevistas com clientes e recolha de feedback
  • Exercícios práticos:
    • Ideação: como gerar ideias de negócio
    • Validação inicial: “problem – solution fit”

Dia 2: Análise e validação do mercado (3 horas)

  • Benchmarking de mercado e da concorrência.
  • Definição do mercado-alvo e segmentação de clientes.
  • Desenvolvimento de uma proposta de valor única.
  • Estruturação do modelo de negócio.
  • Técnicas de validação do potencial de mercado da ideia de negócio.
  • Exercícios práticos:
    • Criação da Tela do Modelo de Negócio
    • Segunda validação: Prototipagem & “product – market fit”

Quem deve participar:

O Workshop de Empreendedorismo foi concebido para aspirantes a empreendedores que desejam desenvolver suas habilidades empreendedoras e lançar seus próprios empreendimentos. Também é adequado para executivos, gestores de nível intermédio e profissionais interessados no empreendedorismo ou responsáveis pela promoção da inovação nas suas organizações.

Benefícios do workshop:

No final do workshop, os participantes irão:

  • Adquirir uma compreensão mais clara do processo empreendedor.
  • Dar os primeiros passos no desenvolvimento das competências necessárias para gerar e avaliar ideias de negócio.
  • Perceber como realizar análises de mercado, bem como quais as técnicas mais usadas para validar o potencial de mercado das suas ideias.

Coordenador

Sílvia Almeida

Data: 04 de Setembro a 06 de Outubro de 2023
Duração: 06 horas, 02 Sessões de 3h/dia
Horário: 17H30 às 20H30
Modalidade: Presenciais no ISUTC

Investimento

5000 MT (IVA incluído à taxa legal em vigor).

Mais informações:

Prolongamento Av. Kim Il Sung, Edf. D1, C.P. 2088 – Maputo – Moçambique

Email : executive-education@isutc.ac.mz

Cel: (+258) 85 90 00 033