Objectivos:

 O curso está concebido para desenvolver conhecimentos, competências e habilidades na área de gestão, para um conjunto amplo de oportunidades profissionais em organizações privadas e do sector público, bem como em regime de trabalho independente (e.g., consultor e outros), sendo estabelecidos os seguintes objectivos gerais e específicos:

Geral Formar profissionais competentes capazes de exercer as funções de gestão (nas vertentes organizações, de forma dinâmica e proactiva, e adequar-se à mudança, à evolução e às exigências do mercado e tornar às organizações sustentáveis e competitivas; e na vertente investigação).

Relevância

A complexidade e as exigências das organizações actuais impõem que a aquisição de conhecimentos e de competências seja uma preocupação constante dos profissionais que desempenham funções no domínio da gestão organizacional e/ou que exerçam a sua actividade no sector público ou no sector privado. Para estes profissionais é fundamental dominar os instrumentos e as técnicas de gestão de empresas, aspecto especialmente importante para aqueles que não receberam a nível académico, formação específica na área da gestão. Nesta base, o Mestrado em Gestão de Empresas assenta num plano de estudos que aborda directamente os módulos e matérias essenciais para quem pretende iniciar-se no domínio da gestão de empresas ou, sendo já empreendedor, nunca tenha tido a oportunidade de estruturar e enriquecer os seus conhecimentos para melhor gerir o desenvolvimento do seu negócio. Apostando na transversalidade de temas, experiências e contacto com a actividade empresarial, este curso não deixa, contudo, de oferecer uma excelente oportunidade de revisão e actualização de conhecimentos para quem já possui formação na área de gestão. Na prática, o Mestrado em Gestão de Empresas abarca as áreas mais relevantes da gestão de empresas, quer se situem ao nível estratégico, com lecionação de matérias relacionadas com a estratégia e desenvolvimento empresarial; quer ao nível operacional, com a lecionação de conhecimentos nas principais áreas funcionais: marketing e vendas, finanças, recursos humanos, logística e operações; bem como nas áreas de suporte relevantes: sistemas de informação para gestão e sistemas de informação contabilística e fiscal. Esta visão multidisciplinar, integrada e de cariz profissionalizante, oferece uma clara vantagem competitiva, além de ser um factor de diferenciação nas várias carreiras profissionais. Por fim, o Mestrado em Gestão de Empresas representa uma oportunidade de valorização profissional no quadro dos novos desafios que se colocam à gestão empresarial no Séc. XXI, suportando-se desta forma, a relevância do curso de Mestrado em Gestão de Empresas.

Requisitos de Ingresso

Podem candidatar-se ao curso de Mestrado em Gestão de Empresas:

  1. Todos os graduados em áreas de gestão e afins;
  2. Todos os graduados em outras áreas, designadamente ciências sociais; ciências exactas e da terra; ciências biológicas; engenharias; ciências da saúde; ciências agrárias; linguística, letras e artes; ciências sociais aplicadas; ciências humanas, exercendo activamente funções de gestão e/ou com interesse nestas.

Orientação e indução à frequência do curso

São critérios de orientação e indução à frequência do curso:

a) Avaliação do currículo;

b) Avaliação da experiência profissional e académica, e interesse;

c) Aos mestrandos admitidos, atendendo os resultados da avaliação de diagnóstico inicial, podem ser oferecidos programas intra e/ou extra-curriculares específicos de refrescamento de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas para a frequência do curso com êxito, considerando tanto as exigências específicas do curso e do desenvolvimento profissional do mestrando;

 d) As actividades intra-curriculares podem consistir no acréscimo à carga horaria até 2 horas semanais em unidades curriculares específicas (e.g., matemática, contabilidade, finanças, etc.) para habilitar os mestrandos a frequência de tais disciplinas e o mestrado com sucesso.

e) As actividades extra-curriculares podem consistir na oferta de programas orientados para refrescamento e/ou aquisição conhecimento e habilidades básicas específicas (e.g. matemática, contabilidade, finanças, etc.) para habilitar os mestrandos à frequência destas disciplinas e o mestrado com sucesso.

Perfil do mestre em gestão de empresas

O perfil do mestre em gestão de empresas compreende as seguintes dimensões:

  1. Perfil profissional: refere-se às tarefas e funções-chave que o graduado irá realizar, bem como às competências a desenvolver no processo de ensino e aprendizagem para a realização de tais tarefas considerando as seguintes categorias: conhecimentos (o que deve saber); capacidades (o que deve saber fazer); valores e atitudes (o que deve ser);
  2. Perfil ocupacional: refere-se à indicação de onde é que o graduado pode desenvolver as suas actividades com base na relação entre o curso e as necessidades e características dos sectores de actividade económica.

Duração e Estrutura

O Mestrado em Gestão de Empresas tem uma duração de 24 e 18 meses lectivos, designadamente o mestrado académico e o profissionalizante, respectivamente.

No mestrado académico, os três semestres iniciais são dedicados à leccionação de disciplinas nucleares e opcionais e visam dotar o mestrando, de forma organizada e sistemática, de conhecimentos, competências e habilidades inerentes à formação de especialidade, num total de 93 créditos. O quarto semestre destina-se a elaboração da dissertação, com um total de 27 créditos. O tempo global do curso (4 semestres) totaliza 120 créditos, em linha com o n o . 1, Art. 18, Cap. II, do Decreto 30/2010 de 13 de Agosto.

Benefícios Graduados ISUTC

  • 10% de desconto no pagamento total da anuidade
  • 5% de desconto no pagamento total do 1º semestre.

Inscrições Abertas

Para mais informações, por favor, contacte a Secretaria Académica:

Endereço- Prolongamento da Av. Kim Il Sung, Edf. D1, C.P. 2088 – Maputo – Moçambique

Contactos telefónicos:

  • 21 48 87 92/6
  • 82 306 26 20
  • 84 312 92 46

Clique neste link para acesso ao Curriculo do Curso de Mestrado em Gestão de Empresas