Primeira palestra do Ciclo de palestras públicas

No dia 31 de agosto de 2015 o ISUTC completou 15 anos. Para comemorar esta data, realizou-se a cerimónia de abertura das festividades no Centro de conferências da TDM, dirigida pela Sua Excelência Dra. Manuela Joaquim Rebelo, Vice-Ministra dos Transportes e comunicações onde contou com uma audiência de cerca de 300 participantes.

A palestra foi bastante positiva, houve várias intervenções por parte dos estudantes e público em geral em que os mesmos mostraram bastante interesse nos planos do governo para o futuro.

Nesta cerimónia, a Dra. Manuela Joaquim Rebelo proferiu uma palestra com o tema “Desafios e Perspetivas na área dos Transportes”, onde destacou a localização geográfica privilegiada de Moçambique ao longo do oceano indico que oferece grandes vantagens competitivas no que diz respeito ao acesso ao mar dos países do interland, o que confere a criação de condições de acessibilidade aos países da SADC.
Destacou também que o governo aprovou em 2009 a estratégia para o desenvolvimento integrado do sistema de transportes.

DSC_4520

DSC_4598 Nesta estratégia, o transporte costeiro vulgo cabotagem, toma a primazia seguida por uma linha férrea com orientação Norte-Sul alimentada por ramais ferroviários e rodoviários que por sua vez encontram a sua viabilidade sócio económica e financeira nos pólos do desenvolvimento de carvão, outros minerais, gás e agricultura. A estratégia em alusão preconiza transporte marítimo, transporte ferroviário, transporte aéreo e rodoviário. Na estratégia em curso e por comodidade de planificação estão concebidos e em implementação vários corredores de desenvolvimento.
DSC_4530
Estavam presentes na mesa de presídio a Vice-Ministra como palestrante, o Magnífico Reitor, o representante da empresa Aeroportos de Moçambique, o director de programas de graduação e o representante da Transcom. DSC_4567
DSC_4648

DSC_4636

Contou também com uma audiência composta por membros do corpo Docente e Quadros do ISUTC, Docentes, estudantes, funcionários, convidados e público em geral.

Maputo, aos 17 de Setembro de 2015

O Gabinete de Comunicação e Marketing