Segunda palestra do Ciclo de palestras públicas

No âmbito das festividades dos 15 anos do ISUTC, decorreu no dia 02 de Setembro de 2015, no Auditório das TDM, uma palestra sobre “Tendências de desenvolvimento na área das telecomunicações” apresentada pelo Eng. João Teixeira – CU Major Region SA da Ericsson. A palestra contou com uma audiência com cerca de 250 participantes e tinha como objectivo explicar e mostrar a evolução e tendência das tecnologias de comunicação e informação no nosso dia-a-dia.

DSC_4729

O orador destacou a mudança em que o mundo vem sofrendo nos últimos anos a um ritmo bastante acelerado tendo havido um crescimento de cerca de 1 bilhão de conecções no ano 20 para cerca de 5 bilhões no ano de 2010 e com tendências a crescer para cerca de 50 bilhões em 2020.

Reiterou também que, neste momento existem cerca de 9.3 bilhões de assinantes de telemóveis pelo mundo o que torna a nossa sociedade ligada a uma gigantesca rede. Criando assim um mundo conectado e que oferece varias oportunidades.

DSC_4702

Estas oportunidades permitiram redefinir o empreendedorismo com a criação de diversas empresas e ferramentas de muito sucesso e grande rendimento financeiro tais como: spotify, JustPark, Airbnb e diversas outras empresas e ferramentas e elearning tais como: mooc, edxudacity e outras.

Estas tecnologias alavancam consideravelmente as economias das sociedades com a criação de diversas plataformas poderosas tais como Oceanserch.

DSC_4718

Por fim o orador declarou que um mundo conectado é apenas o começo pois quando ligamos uma pessoa a outra mudamos o mundo nessas duas pessoas e quando ligamos o mundo em rede mudamos o mundo inteiro.

Nesta palestra houve uma grande participação de estudantes, docentes, instituições Publicas e privadas e público em geral. Houve também diversas intervenções dos participantes que colocaram questões e opiniões pertinentes sobre o crescimento das tecnologias de comunicação e informação.

 

 

DSC_4768

 

 

Maputo, aos 17 de Setembro de 2015

O Gabinete de Comunicação e Marketing